segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os Benefícios da Soja

No encontro da Melhor idade do mês de maio, Adriana palestrou sobre os benefícios da soja, que muito enriqueceu o grupo com essas informações. Também fomos para a cozinha, realizar uma parte prática de "mão na massa" e fizemos um delicioso Strogonof de Soja , que surpreendeu a todos ! ! ! E de sobremesa ainda tivemos a paçoca de soja , que além de ser uma delícia, ainda é repositor hormonal.

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."
3 João 1.2


Elionora Rangel - Coordenadora


Aprenda um pouco mais sobre os benefícios da SOJA...


No Brasil, apesar de o país ser um dos maiores produtores mundiais de grãos de soja, o consumo da soja praticamente se restringe ao óleo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996).

Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Veja como ela pode agir em nosso corpo:
Alimentação natural é... mais saúde... É VIDA!

* Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
*

Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.
*

Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.
*

Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.

O efeito anticarcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anticarcinogênicos da soja. Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).

As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes.

Alimentação  natural é... mais saúde!

A soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio...) e vitaminas do complexo B.

São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas, como altos níveis de colesterol, câncer, diabetes e doenças nos ossos... Fonte SOJAMAC


Fique na PAZ, e como João.... "acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."



Um comentário:

  1. Paz e Graça.

    Belo blog, que o Senhor continue a derramar bençãos em tuas vidas.

    Amém

    ResponderExcluir